Imagem 2

Novo Minha Casa Minha Vida deve ser anunciado em 15 dias, diz ministro

Novo Minha Casa Minha Vida deve ser anunciado em 15 dias, diz ministro

Segundo Rogério Marinho, projeto também prevê regularização de imóveis e ajuda para reforma de casas

2 de julho de 2020

BRASÍLIA – O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou que nos próximos 15 dias o governo deve anunciar a reformulação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o ministro falou que estão sendo feitas as tratativas finais sobre o projeto, buscando a redução do juro dos financiamentos e da taxa de remuneração paga à Caixa, que é a responsável pela operacionalização do programa.

Em 20 de junho, o GLOBO mostrou que uma queda de braço entre Caixa e MDR era, justamente, o que estava travando o anúncio do novo programa, que deve se chamar “Casa Verde Amarela”.

A ideia era reduzir a taxa de administração da Caixa, de 2,16%, e passar a fazer o pagamento ao longo do contrato de financiamento. Atualmente, a Caixa recebe à vista por despesas administrativas, como registro de contratos e emissão de boleto.

Além disso, era necessário abrir espaço no orçamento do FGTS para reduzir o juro cobrado, atualmente de 5% ao ano, para 4%, na faixa 1,5 (renda familiar de até R$ 2.600) e de 0,5 ponto percentual na faixa 2 (até R$ 4 mil), que cobra 5,5% ao ano.

Após a fala de Marinho, Guimarães disse que não existe a possibilidade de ter um projeto tão bonito que a Caixa não apoie. O banco é responsável por 99% do crédito habitacional para a baixa renda. Os demais bancos não operam no segmento justamente pela baixa rentabilidade do produto.

Ainda de acordo com Marinho, além de menores taxas de juros, o novo programa prevê estímulo à regularização fundiária e um auxílio para que imóveis sejam reformados. Essa etapa seria lançada em parceria com prefeituras. Segundo o ministro, o país tem de 10 milhões a 12 milhões de imóveis sem escritura.

Fonte: O Globo

Compartilhar post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email